top of page
Fundo Escola do Flow Espectro Final.png
  • Foto do escritorAfroRagga FlowMan

COMO ESCREVER UM RAP SOBRE VOCÊ

Atualizado: 27 de jun. de 2023


A melhor maneira de fazer rap sobre sua vida é ser autêntico e honesto. As pessoas tendem a ver através de histórias e músicas falsas muitas vezes com termos e ideias distantes dos seus valores. Sendo assim, criei algumas dicas sobre como escrever uma música de rap sobre e a sua vida da melhor maneira possível e desenvolvi essas 6 técnicas que ajudarão a moldar seus raps.

  • Emoções

  • Escolhas e Caminhos

  • Mostre Depois Conte

  • Use os sentidos

  • Conte uma história

  • Quem é você hoje e como conseguiu isso?

Quando os rappers vão rimar sobre suas vidas, eles tendem a falar às pessoas sobre isso. Tipo "Yo, eu tive ansiedade e fui sugado". Isso parece seco e não é muito divertido de ouvir. Você poderia escrever a partir de uma voz ativa e usar os sentidos para envolver os ouvintes. Tipo, "Meu coração está batendo tão alto que poderia ensurdecer uma multidão". Assim soa melhor, mais impactante. Na próxima linha, você pode escrever sobre "contar" e incorporar sua perspectiva.

EMOÇÕES

Use suas emoções para se conectar com o público. Por muito tempo eu pensava em estrutura, figuras de linguagem e coisas técnicas na hora de escrever. Claro que soava legal, mas as pessoas desligavam depois de um tempo. Simplesmente não há conexão com o ouvinte porque houve mais investimento em técnica do que em emoções.

Uma maneira muito simples de liberar suas emoções é garantir que você escolha uma batida que ressoe com você, que faça você se sentir conectado a ela. Faça um improviso em cima desse beat, cantarole, brinque com a batida e anote seus padrões. Mesmo que seja rabisco você pode substituir as palavras mais tarde. Pratique esse tipo de escrita sensorial para manter o ouvinte mais magnetizado com a sua expressão.

ESCOLHAS E CAMINHOS

Escolha algumas decisões que mudaram a sua vida. Onde você acha que estaria se tivesse ido uma ou duas direções completamente diferentes no passado? Em vez de apenas escrever um rap sobre sua vida em ordem cronológica, é mais interessante se concentrar nessas decisões que mudaram seu caminho drasticamente.

Por exemplo, estou no processo de fazer uma grande mudança de vida e para isso eu realmente preciso me mudar de cidade. O problema é que a minha namorada não quer me acompanhar, o que é um problema para dizer o mínimo complexo. Isso é uma bifurcação na estrada. O que eu faço a partir deste ponto irá alterar o meu futuro e esse tipo de escolha conecta com muitos ouvintes porque todo mundo precisa fazer decisões definitivas na vida querendo ou não.

MOSTRAR DEPOIS CONTE

Este deve ser apenas um ponto geral sobre como escrever raps. No entanto, se você voltar e olhar através da música canção após a canção de sucessos clássicos, eles tendem a seguir um padrão distinto. O padrão é MOSTRE e depois CONTE. Mostrar e depois Contar. Mostrar e depois Contar.

Mostrar significa escrever a partir da sua perspectiva, para que o ouvinte possa se colocar no seu lugar e decidir como está se sentindo. Similar a um filme que te joga no meio de um enredo. Você não tem certeza do que está acontecendo, mas sente o que o personagem principal sente. Você pode se associar com essa pessoa e decidir como se sente a partir daí.

USE OS SENTIDOS

Uau, quando eu descobri pela primeira vez sobre a escrita sensorial fiquei impressionado com a rapidez com que eu formei algumas linhas sólidas. Você não pode preencher todas as suas letras com a escrita sensorial, mas a combinação no uso dos seus sentidos como Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato é recompensador. Você tem algumas ideias legais fluindo quase que imediatamente.

Se você quiser experimentar, escreva a partir dos seus sentidos. Anote um monte de coisas sem rimar ou qualquer coisa assim.

Um exemplo disso seria:

  • Arrepios subindo no topo da minha pele

  • O Cheiro do suor toca meu cérebro pelo nariz

  • Ouço carros buzinando

É uma ótima maneira de descobrir alguns conceitos e ideias que talvez você não tenha encontrado antes. Então, quando for tentar falar sobre sua vida é uma ótima maneira de levar as pessoas ao seu estado de espírito e definir um cenário na imaginação delas.

CONTE UMA HISTÓRIA

Ok mais fácil dizer do que fazer. Eu uma maneira mais fácil de contar história - basta escrever a história, sem rimar nada. Apenas um parágrafo gigante ou o que seja. Anote sua história. Inclua também ideias de escrita sensorial e depois de escrever toda a sua história, comece a formular linhas juntas nessa ordem e estrutura. Escolha o que é importante para a progressão da história.

De longe essa é a maneira mais fácil de fazer isso. A outra maneira é escrever um verso e, em seguida, avançar verso por verso tentando manter a história no caminho certo. Isso quase nunca funciona. Trace a linha de chegada e então trabalhe em direção a ela.

QUEM É VOCÊ HOJE? E COMO VOCÊ CONSEGUIU ESSE CAMINHO?

Anote o que você representa hoje. O que te trouxe para o lugar em que você está sentado agora? Como você era antes disso? E o que você fez para chegar onde você está agora? Falar sobre essas grandes mudanças na vida dependendo da sua construção sonora, tem grande potencial para bater forte na sua audiência. Rappers como Emicida e Mano Brown fazem um ótimo trabalho com esse estilo de escrita. A maioria de suas faixas de sucesso são sobre esse tipo de temática (por exemplo Nego Drama e Levanta e Anda).


CONCLUSÃO

Essa técnica evoca cenas e emoções mais intimistas, o importante é que você encontre uma maneira confortável para falar sobre coisas que te envolvem.

Recomendo um vídeo que vai somar ainda mais com a proposta desse tema.

Veja aqui 👇🏾



20 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page