top of page
Fundo Escola do Flow Espectro Final.png
  • Foto do escritorAfroRagga FlowMan

ūüí°IDEIAS ORIGINAIS PARA ESCREVER LETRA DE RAP

Atualizado: 26 de jun. de 2023


ūü߆ O C√ČREBRO ūü߆

Existe uma teoria de que os seres humanos reagem instintivamente a partir da parte do c√©rebro que est√° no piloto autom√°tico. Ele realiza a√ß√Ķes como escovar os dentes sem pensar nisso. Isso porque seu c√©rebro reptiliano cuida dessas tarefas.

A raz√£o pela qual isso √© interessante para os rappers e como isso se aplica √†s boas letras de rap, √© porque decis√Ķes r√°pidas s√£o tomadas com essa parte do c√©rebro.

Ou seja, se voc√™ pode ajustar suas letras de rap para que ele atinja alguns desses pontos-chave, tamb√©m poder√° enviar sua mensagem para um p√ļblico mais amplo.

Existem 6 estímulos no total que o cérebro reptiliano reage. Vamos ver como podemos tocar em cada uma delas para garantir que nossas letras de rap sejam realmente ouvidas.

  • As pessoas s√£o egoc√™ntricas. Eles se preocupam com eles mesmos

  • Contraste: noite e dia, antes e depois

  • Tang√≠vel

  • In√≠cio e fim

  • Emo√ß√Ķes

  • Visual

1 - AS PESSOAS SÃO EGOCÊNTRICAS. ELAS SE PREOCUPAM COM ELAS MESMAS

√Č honestamente verdade, voc√™ sabe disso e eu sei disso. √Č por isso que quando os rappers enviam suas novas m√ļsicas em f√≥runs e grupos, as pessoas ignoram isso. Que incentivo elas t√™m para ouvir? Como isso vai benefici√°-las?

Falar com a linguagem do tipo "você" é uma ótima maneira de capturar os interesses das pessoas. Mesmo se você estiver fazendo rap sobre si mesmo ainda pode dizer isso como se estivesse falando com eles.

Sim, h√° um argumento que voc√™ quer fazer rap sobre si mesmo e bl√° bl√°. Mas isso honestamente n√£o vai chamar a aten√ß√£o de ningu√©m. Encerre seus raps de maneira que voc√™ mostre ao seu p√ļblico algo sobre si mesmo, e isso ter√° mais impacto. Definitivamente, algo para manter em mente ao escrever letras para o rap.

COMUNIQUE UM TEMA

O rap nem sempre precisa ter um tema, mas é uma ótima maneira de iniciar seu processo criativo. Ter um foco textual ajuda na criatividade. Quando você for organizar um tema, faça um pouco mais específico. Uma maneira legal de pensar sobre o tema é combinar uma ideia com uma opinião.

Ideia + Opini√£o = Tema

Por exemplo, se você escolher falar sobre o tema "procrastinação".

TEMA: A procrastinação está matando suas amizades, sua vida profissional e sua capacidade de encontrar a paixão que você merece para viver todos os dias.

Essa √© uma opini√£o e uma ideia. Definitivamente isso ajuda a estruturar a sua m√ļsica e d√° muito mais uma dire√ß√£o interessante do que apenas "procrastina√ß√£o".

2 - CONTRASTE

Exemplos de contraste s√£o: noite e dia, antes e depois, pequenos e grandes, escuros e claros, bons e maus.

Voc√™ pode aplicar alguns desses temas √†s suas letras de rap ou seus v√≠deos de m√ļsica ou at√© mesmo seus padr√Ķes de rima e flow. H√° v√°rias formas de manipular o contraste para se adequar ao seu estilo.

  • Rimas curtas para rimas longas

  • Varia√ß√£o entre flow r√°pido e lento

  • Palavras curtas e longas

3 - TANG√ćVEL

As pessoas t√™m uma rea√ß√£o inicial mais forte √†s coisas reais do dia dia. Ent√£o, ao inv√©s de retratar a ideia de amor, basta dizer que √© amor. Voc√™ usaria algo tang√≠vel que representa amor. Como um ‚Äúcora√ß√£o vermelho cortado do papel‚ÄĚ, ou rosas, apenas a cor vermelha. Coisas que as pessoas podem realmente ver fisicamente.

Este é o lugar onde mostrar em vez de contar entra em jogo quando se escreve letras de rap. Ao descrever coisas reais, é muito mais interessante e fácil de se relacionar também.

Ent√£o, por exemplo, em vez de dizer simplesmente em um de seus versos: "Eu acordei atrasado para o trabalho depois de fazer uma tonelada de drogas na noite passada"

Você pode torná-lo mais impactante usando objetos tangíveis para definir a cena. Acordei e toquei na soneca do meu alarme / Cheirava a cerveja sem graça de garrafas vazias / criado-mudo tinha cinzas de fumaça / cheque minha carteira, sem dinheiro

Isso é muito mais interessante de se ouvir e é mais divertido escrever quando você está escrevendo letras de rap. Isso se torna um atrativo para você e para seus ouvintes.

Pense nos sentidos físicos quando for formar suas linhas na perspectiva Tangível:

  • audi√ß√£o

  • cheiro

  • tocar

  • gosto

  • cinesiologia (movimento)

4 - IN√ćCIO E FIM

As pessoas gostam do raciocínio primitivo que envolve o início e fim. Isso pode ser aplicado às letras de rap de muitas maneiras diferentes. George Lucas criador do Star Wars até disse que você pode fazer um bom filme tendo um começo incrível e um final incrível, o meio é menos importante, apenas não estrague tudo.

Sendo assim voc√™ pode aplicar isso no come√ßo e no final da m√ļsica completa. O come√ßo e o fim de um verso. O come√ßo e o fim de uma sequ√™ncia de 4 versos. OU mesmo o come√ßo e o fim de uma sequ√™ncia de 2 versos.

O que isso nos diz para escrever letras de rap √© colocar nossas linhas mais impactantes no come√ßo e no fim de tudo que fazemos. √Č uma √≥tima maneira de estruturar.

Pegue o seriado LOST por exemplo. Eles tiveram um epis√≥dio piloto incr√≠vel que lhes rendeu um contrato de produ√ß√£o completo. Mas eles n√£o pensaram sobre como eles iriam acabar com isso antes do tempo. Bem, pelo menos parecia assim, considerando o ultraje p√ļblico sobre o final da s√©rie.

√Č por isso que as s√©ries que se arrastam muito em longas temporadas como The Walking Dead t√™m menos impacto ao longo do tempo, porque n√£o h√° conclus√£o. N√£o h√° final. E todo mundo assistindo est√° preso no limbo, preso no meio. Ent√£o seja preciso com o seu in√≠cio e fim em cada conjunto de rimas e na sua letra como um todo.

5 - EMO√á√ēES

Transmitir emo√ß√Ķes em letras de rap √© super importante. Desde a nossa primeira rea√ß√£o inicial quando ouvimos algo √© um sentimento. Voc√™ tem uma sensa√ß√£o geral quando coloca uma m√ļsica que quer ouvir tamb√©m. √Č por isso que √†s vezes as letras importam cada vez menos com o tempo. √Č sobre cad√™ncia, tom vocal, flow e express√£o.

Colocar paix√£o e sentimento em suas letras definitivamente ter√° um efeito sobre o desempenho das duas can√ß√Ķes. Mas escrever isso nas suas letras √© mais f√°cil dizer do que fazer.

Essa dica também se conecta aos estímulos tangíveis, porque você pode expressar uma emoção ou fazer com que alguém sinta uma emoção sem realmente dizer: "Yo ele estava chateado". Use algo tangível para conseguir isso.

Tipo, seus dedos começaram a ficar brancos como uma nevasca durante a noite.

Você também pode adicionar coisas como comparação e metáfora para tornar seu ponto mais forte.

Tenha em mente que isso n√£o √© algo que voc√™ sempre precise fazer. Voc√™ pode fazer o que quiser para ser honesto. Mas existem rappers terr√≠veis e bons rappers. Voc√™ descobrir√° que os rappers de qualidade costumam ter emo√ß√Ķes sem dizer diretamente o que sentir. As pessoas n√£o gostam disso, de terem uma emo√ß√£o sugerida (sinta isso ou aquilo). Mostre-os uma emo√ß√£o e deixe-os decidirem ou melhor, sentirem.

O conceito de ‚Äúamor‚ÄĚ pode ser interpretado de maneira diferente por todos como algo bom ou ruim. Portanto, usando esses tipos abstratos de palavras que voc√™ n√£o pode ver, o toque ou o gosto podem passar pela cabe√ßa do ouvinte.

6 - VISUAL

O √ļltimo est√≠mulo √© visual. O que √© dif√≠cil para os rappers porque fazemos m√ļsica de √°udio. Mas na era de hoje √© poss√≠vel atingir esses est√≠mulos de v√°rias maneiras diferentes.

A arte gr√°fica para a capa da sua m√ļsica que ser√° exibida enquanto a m√ļsica estiver tocando no Spotify, no Soundcloud e no Youtube.

Al√©m disso, os videoclipes t√™m muito mais impacto sobre as m√ļsicas sem v√≠deo. Mesmo se voc√™ conseguir algu√©m para criar um v√≠deo para a sua faixa e adicionar letras animadas a ela. Isso pode ter um forte efeito duradouro e lhe d√° a chance de se tornar mais viral como um rapper.

Voc√™ tamb√©m pode juntar um v√≠deo simples com v√≠deos gerais que representar√£o sua m√ļsica.

7 - LETRA DA MÚSICA - METAFORA & COMPARAÇÃO


Met√°fora

A met√°fora consiste em utilizar uma palavra ou uma express√£o em lugar de outra, sem que haja uma rela√ß√£o real, mas em virtude da circunst√Ęncia que a nossa mente associa entre elas certas semelhan√ßas.

√Č importante notar que a met√°fora tem um car√°ter subjetivo e moment√Ęneo; se a met√°fora se cristalizar, deixar√° de ser met√°fora e passar√° a ser catacrese (√© o que ocorre, por exemplo, com "p√© de alface", "perna da mesa", "bra√ßo da cadeira").

‚ÄúMeu carro √© um foguete‚ÄĚ ‚ÄúO mundo √© uma bola de gude‚ÄĚ

Pode ser uma maneira poderosa de se expressar usando coisas tangíveis para expressar uma emoção ou uma ideia.

Comparação

Uma comparação é uma declaração em que você diz que um objeto é semelhante a outro objeto. Comparação usa a palavra "como" como conector principal para a formação da sua estrutura.

‚ÄúEu sou r√°pido como Airton Senna‚ÄĚ

‚ÄúMeu soco √© forte como um gancho de direta do Maguila‚ÄĚ


8 - ESCREVA LETRAS SOBRE O QUE VOCÊ SABE

As experi√™ncias e perspectivas √ļnicas das pessoas s√£o mais interessantes do que algo que j√° ouviram milhares de vezes antes. Se voc√™ est√° escrevendo sobre como a chuva afeta seu humor. D√™ detalhes muito espec√≠ficos que talvez voc√™ s√≥ tenha experimentado antes. Seja muito espec√≠fico. Nomes de ruas, pontos de refer√™ncia, sentimentos que s√≥ podem vir de sua experi√™ncia na vida e do que ela lembra.

Voc√™ deve ficar longe dos clich√™s e do √≥bvio. Como a "grama √© verde" e "o freezer est√° frio". Todo mundo conhece essas coisas, voc√™ n√£o precisa lembrar as pessoas. Voc√™ n√£o precisa mencionar que o freezer est√° frio, a menos que haja algo √ļnico que voc√™ tenha a dizer sobre ele que o ouvinte j√° n√£o saiba.

Pense nisso como olhar para o vento soprando. Você não pode realmente ver o vento tecnicamente, mas você pode ver o que o vento afeta. Talvez árvores sejam derrubadas, pássaros estão tendo mais dificuldade em voar. Que tipo de impacto o vento tem na área que você observou?

V√Ā ESCREVER!


Essas foram as ideias para ajuda-lo em suas composi√ß√Ķes, agora ‚Äď pratique !




53 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page